Como fazer as unhas em casa!

UnhasAi gente, hoje o assunto é cuidar das “patinhas”.. porquê não dá para ter cabelo de diva e unhas da era da pedra lascada né?
Verdade que muitas mulheres não gostam de fazer as unhas em casa, seja porque acham que falta habilidade ou porque gostam do ritual de ir ao salão, fofocar com a manicure e dar uma relaxada. Se este último for o seu caso, ótimo! Mas se você tem uma leve preguicinha de sair do conforto da sua casa, ou se está precisando dar aquela economizada, comece pelas unhas! Você vai descobrir que fazer a manicure em casa não é esse bicho de sete cabeças todo. Mona, nós moramos no país perfeito pra isso, esmaltes no Brasil são bons e baratos. Tudo conspirando a favor de termos unhas perfeitas!

Acho que já até sei o seu principal receio em fazer as unhas em casa: tirar a cutícula.  Demora, da trabalho, e você as vezes se machuca. Então vou te dar uma boa notícia: você não vai mais tirar a cutícula!

Andar com as unhas bem feitas faz toda a diferença, dá uma aparência de higiene, e você se sente bem mais feminina. E as pessoas vão notar! Mas elas reparam no seu esmalte e não na sua cutícula. Só quem repara na sua cutícula é você! Além do que a cutícula tem a função de proteger as suas unhas, passar a cuidar da sua cutícula, em vez de retirá-la, vai deixar as suas unhas mais fortes, protegidas e sem aquele tanto de pelinhas levantando em volta. O segredo está na hidratação!

Então vamos ao guia de iniciante da Sissi para a manicure caseira perfeita! Em outros posts vou abordar com mais detalhes o assunto das cutículas e vários métodos de esmaltação, mas hoje vamos focar em apresentar os produtos para fazer as unhas. Com tanta opção por aí, aposto que tem muita coisa que você não sabe direito pra que serve

Primeiramente vamos precisar daqueles produtinhos básicos que todas já conhecem, sem eles nem adianta começar:

  • Cortador ou tesourinha de unha
  • Palitinhos de unha e algodão
  • Lixa de unha
  • Removedor de esmalte*

*O removedor de esmalte é melhor que a acetona pois hidrata a pele, mas tem que tomar um pouco de cuidado na hora de comprar, alguns não tiram o esmalte muito bem, ou tem um cheiro muito enjoativo. Atualmente tenho usado esse de uva da Ideal que tem dado conta do trabalho. Os da Risqué e da Impala também costumam ser muito bons.

removedores de esmalte

No assunto lixa, é interessante ter também aquela lixinha para a superfície da unha, que uniformiza as ondinhas nas unhas. Mas não é muito legal usar ela em toda a esmaltação, uma vez por mês já está bom.

O segredo das cutículas é mantê-las sempre hidratadas. Eu gosto bastante dos produtos da Granado, sempre uso a cera nutritiva para unhas e cutículas. É bom deixar em um lugar bem a vista e passar sempre que lembrar, e antes da esmaltação. O preço médio é de 20 reais, mas compensa pois ela dura muito tempo (sério, as minhas duram mais de um ano).

Cera da Granado

Antes de passar o esmalte é sempre bom passar alguma base. Elas protegem as suas unhas dos esmaltes, evitando que fiquem amareladas, além de aumentar a duração da esmaltação. Há inclusive algumas bases com mais funções. A base do potinho vermelho da Risqué é niveladora e ajuda a diminuir aquelas ondinhas que às vezes aparecem nas unhas.

bases de esmalteswatch full film Despicable Me 3 2017 online

Um item muito versátil na esmaltação são os extra brilhos “roxinhos” , que na verdade são top coats. Além de aumentar o brilho dos esmaltes, eles ajudam a proteger o esmalte, pois secam mais rápido. Já fiz vários testes com diferentes sprays de secagem e pra mim as coberturas roxinhas funcionam melhor, e são mais baratas, por isso já tirei os sprays da minha lista de compras.

Outra vantagem dos roxinhos é que eles disfarçam bem errinhos caso você tenha encostado de leve no esmalte ainda molhado.  Mas a verdadeira mágica desse produto é que eles de ajudam a prevenir que os esmaltes deem “bolinhas”. Se você não sabe o que é isso (sorte sua!), eis a explicação: Você acaba a esmaltação e pensa “Está tudo perfeito, agora é só sentar e relaxar enquanto seca”, mas não! De repente você olha e seu esmalte está arruinado e cheio de bolinhas que vão te encarar a semana inteira. Arrepio só de pensar, que tragédia! Eu costumava sofrer muito com isso, principalmente em dias quentes que tendem a intensificar esse “fenômeno” (era uma cena comum me ver com a mão no congelador depois de passar o esmalte). Mas os top coats roxinhos resolveram esse problema na minha vida e por isso sou muito grata a essas lindezas.

Entre os exemplos abaixo tem o extra brilho da Ideal na versão que não é roxa (boa pra esmaltes claros, apesar de eles serem essencialmente transparentes) mas que funciona do mesmo jeito.

esmaltes

Por último, vale mencionar os óleos secantes. Ao contrário do que o nome nos leva a crer, eles não fazem o esmalte secar mais rápido, apenas formam uma camada oleosa que ajuda a impedir que pelinhos ou coisas do tipo grudem na sua unha, enquanto ela seca. São uma garantia a mais, bons para se usar depois de passar o extra brilho.

Então é isso divas … sei que esse post foi bem básico, mas é só pra clarear os pilares da esmaltação perfeita. Sem desculpas pras iniciantes viu?
O próximo post deve ser focado nas cutículas e na preparação pré esmaltação, e depois o céu é o limite para o tanto de técnica linda de esmaltação que vem por aí. 🙂

COMMENTS

Leave a Comment