Decorando portas com papel de Scrapbook

15090031Era uma porta, muito sem graça, não tinha charme, não tinha nada…
Sabe aquela porta, que abre, fecha, não esta empenada, nem com cupim, mas… não combina? Ai você pensa, vou arrancar essa porta e colocar uma nova, trabalhada e linda. Mas será que vale a pena descartar a porta que esta lá,  fazendo o seu papel, só porque não é decorada ou não tem uma madeira linda?
Pois é…eu passei por esse dilema, mas ai cheguei a conclusão que não faz sentido desperdiçar dinheiro comprando e instalando uma nova porta. E que na verdade podia repaginar minha portinha, para combinar com todo o estilo da toca.
O segundo dilema: deveria raspar toda a pintura? Mas ai a madeira estaria arranhada no final. Pintar de outra cor? Mas no geral não gosto de portas pintadas… e foi ai que, olhando uns papeis lindos de scrapbook, resolvi forrá-la com papel e depois impermeabilizar. Se ficou bom?
Olha só o antes e depois de uma porta que virou um “Cartão Portal”! hahaha

Victorian-Scrapbook-scrapbooking-21762820-1024-768

O papel de scrapbook é mais grosso e tem uma textura diferente dos papeis de carta ou de presente comuns. Lembram a textura dos papeis de parede, só que o preço é bem mais em conta e para compor com duas ou  mais estampas você não precisa compra vários rolos que não vai usar.

Papel de scrap

2a9cef72a4402028abab3dacc903c54d

Para aplicá-lo em caixas, portas ou paredes é necessário primeiro limpar bem a superfície a ser trabalhada, removendo com uma lixa, ondulações ou desníveis que possam atrapalhar a aderência do papel.

20121228_194025

Outro ponto importante, se você vai usar estampas diferentes, é fazer uma pré-montagem definindo a combinação desejada. Porque depois de colar, se não gostar,  já era!

A aplicação é feita com um pincel largo e macio (estilo trincha) e  com cola plástica diluída na proporção de 2/3 de água para 1/3 de cola (ou grude), de forma que a cola fique bem ralinha.
colaPara colar é preciso muito cuidado ao passar a cola no papel. A camada aplicada deve ser bem fina para não encharcar o papel e aplicada em toda a extensão do quadrado da folha de scrap.

free-digital-scrapbook-paper_vintage-men-collage

Na medida em que for colando os quadrados, vá passando uma flanela macia, alisando a superfície, para evitar que se formem bolhas. Você pode fazer recortes nos quadrados dependendo da extensão e da forma que for colá-los. Depois de cobrir toda a porta, dos dois lados, passe por cima das figuras nova camada de cola diluída, para impermeabilizar. Não se preocupe se os desenhos ficarem esbranquiçados pela cola. Apos secar fica invisível a aplicação.

Vamos agora ao antes e depois…

Porta laqueada de branco, descascando.

20121229_173022

Porta novinha em folha! Na frente..

16030010

e verso.

16030002

Para dar um acabamento melhor pintei a moldura da porta com o resto de uma tinta de parede que tinha aqui, e cortei tiras de papel de scrapbook com estampa mais lisa para aplicar na divisão entre as folhas.

Outra composição de folhas na frente..

20130304_141106

e verso.

20130304_201205

 E ai? Curtiu as Portas Postais?

unnamed (18)

E por hoje é só…
na próxima edição do Invente e Tente, vamos criar vasinhos de plantas originais, que cabem em qualquer espaço e trazem um pouco de natureza e verde para dentro da toca.
Hasta la vista baby!

Leave a Comment