A prevenção e cura pelos alimentos… O poderoso limão!

anouk na cozinhaGente, a conversa chegou na cozinha…
O que comemos, como comemos e quando comemos, pode afetar toda a nossa trajetória!
Exagero??? Penso que não.
Hipócrates, considerado “pai da medicina”, já dizia: “deixe que seu alimento seja seu remédio e seu remédio seja seu alimento.” Nosso metabolismo, por exemplo, pode influenciar desde a qualidade do  sono até a disposição para trabalhar, estudar e realizar as tarefas do dia a dia. Para melhorar a eficiência da memória, o tônus muscular, a elasticidade dos membros e o vigor do coração temos como grandes aliados os alimentos funcionais. Esses  alimentos, ao serem incorporados no  cardápio, dão combustível acelerando o metabolismo, melhoram o desempenho e a funcionalidade dos órgãos e consequentemente a nossa saúde.
O post de hoje da início ao tema: A prevenção e a cura pelos alimentos!
E como não podia ser diferente, inicio com o mais poderoso de todos os remédios naturais: O meu amado limão! 

LimoeiroO limão é o alimento que reúne, de acordo com os ensinamentos da medicina Ayurvédica, os melhores ativos para o desempenho funcional do organismo. Segundo a pesquisadora e química Conceição Trucom, que escreveu o livro O poder de cura do limão, “o suco fresco do limão, suas flores (que fornecem o néroli, óleo essencial da aromaterapia), suas fibras (peticina e celulose), suas vitaminas (C e as citrinas) e o óleo essencial contido na casca (d-limoneno) favorecem a:
– Vitalidade – quando ativa o sistema imunológico, age como um fixador de vitaminas e sais minerais e como um antibiótico natural;
– Juventude – quando atua como antioxidante e alcalinizante de todos os líquidos corporais;
– Desintoxicação e limpeza de todos os órgãos e sistemas excretores – fígado, rins, pulmões, intestinos e pele;
– Todos os sentidos (visão, olfato, tato, audição, paladar e demais sentidos) – quando harmoniza todos os órgãos, vísceras, sistemas e meridianos de energia.”

Limao 2Uau!  É ou não é o elixir da vida?
Mas o que o limão contém para nos proporcionar tantos benefícios? Vejamos as suas propriedades:
1. Alcalinizante do sangue: o poder do limão de alcalinizar  os líquidos corporais e assim harmonizar todo o metabolismo lhe confere o status de anti-oxidante natural do organismo. O ácido cítrico presente no suco do limão tem uma concentração que varia de 5 a 7% dependendo da variedade, condições de cultivo e maturidade do fruto. Além disso, o suco costuma conter cerca de 1 % na forma do seu sal, o citrato de potássio. É o ácido cítrico, nesta elevada concentração, o principal responsável pelo sabor ácido do suco do limão. O que não significa  que ele seja um acidificante para o organismo humano. Após sua ingestão transforma-se em sais alcalinos.  Assim, o suco do limão, apesar de gerar exteriormente uma reação ácida, interiormente é um gerador de bases, portanto um alcalinizante.
– E o que isso tem de bom?
As grandes doenças da humanidade derivam da acidose sanguínea, que leva ao mau funcionamento dos órgãos e do metabolismo corporal. A maioria dos alimentos  que ingerimos, principalmente os industrializados, acidificam o sangue e oxidam os líquidos corporais. Ao ingerir, todo dia, um copo de suco fresco de limão com água, você contribui para estabilizar o pH do sangue, diminuindo a acidose e desintoxicando o organismo;

2.  Função bactericida: o ácido ascórbico (vitamina C) e os óleos essenciais da casca, cumprem a função de um bactericida seguro e natural contra fermentações no estômago e intestinos, além de tratar infecções internas e externas de caráter contagioso. É um excelente aliado para os casos de má digestão e azia. Sua ação é bacteriológica e bacteriostática quando destrói microorganismos ou os inativa, criando um ambiente inconveniente aos germes;

3.  Vitamina C – Ácido ascórbico é um agente antioxidante poderoso, portanto, um protetor aos danos do envelhecimento e degeneração de todas as células e tecidos, beneficiando o rejuvenescimento, o sistema de defesa do organismo, rege as funções da medula óssea, o metabolismo de formação do sangue e o desempenho das glândulas endócrinas. O suco fresco do limão não é, das frutas cítricas, o mais rico em vitamina C, mas na sua entrecasca e polpa existe elevado teor desta vitamina. A sinergia: ácido cítrico -vitamina C e vitamina P, confere ao limão especial importância no metabolismo dos aminoácidos e aumento da fixação de cálcio e ferro pelos intestinos.  A vitamina C é necessária na formação dos tecidos fibrosos, dos dentes, dos ossos, das cartilagens, da pele e até dos cabelos. O corpo humano não sintetiza sua própria vitamina C, sendo fundamental sua ingestão através da alimentação;

4.  Melhora do sistema cardiovascular: o suco do limão preparado juntamente com sua polpa e casca contém um bioflavonoide (Vitamina P) que, combinado com a vitamina C, tem ação benéfica sobre a queda do colesterol LDL e os capilares sanguíneos, aumentando sua resistência e auxiliando quem sofre de varizes e pressão alta.

_DSC6725

Votecontá viu?
Se depois de tudo isso  você não for correndo comprar logo uns 30 limões para começar seu programa de + qualidade de vida, não sei não…. é um caso perdido!
Para aproveitar todos os benefícios desse elixir da saúde basta tomar todos os dias um copo de suco de 1 limão fresco.
E não quero saber de ouvir essa história de:  Ah… mas o limão é muito azedo!
E ficar doente é doce?  rsrs

E falando nisso, quem disse que doce não combina com limão?
Segue ai duas receitinhas para você aproveitar todos os benefícios desse fruto mara e ainda se deliciar com o sabor refrescante dessas sobremesas. 🙂

               

Mousse de limão com hortelã

Mousse de limao

Ingredientes:

  • 3 limões médios;
  • 1/2 copo de água filtrada;
  • 2 folhas e meia de gelatina sem sabor;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 3 claras em neve;
  • 1 colher se sopa de açúcar mascavo (demerara);
  • folhinhas de hortelã e raspas da casca do limão para decorar.

 

Modo de Fazer:

Dissolva a gelatina na água quente. Com um espremedor, extraia o suco dos limões. Depois bata no liquidificador o leite condensado + o suco dos limões + a gelatina dissolvida.
Prepare o creme  chantily: bata as claras em neve e depois acrescente o açúcar e o creme de leite, batendo até adquirir uma consistência cremosa.
Junte os ingredientes batidos ao chantily, misturando delicadamente. Leve a gelar por 4 horas. Depois de pronto, decore com as folhinhas de hortelã e as raspas da casca do limão.

 

Brigadeiro Gourmet de Limão

brigadeiro

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 gema;
  • 3 colheres de sopa e raspas de chocolate branco;
  • suco concentrado de 3 limões pequenos ou 2 grandes (50 ml);
  • raspas de chocolate e para cobertura.

Modo de Fazer:

Misture o leite condensado, a gema e as raspas de chocolate e leve ao fogo médio até mexendo até engrossar.
Deixe esfriar e acrescente o suco de limão.
Leve a gelar por 2 horas e depois faça bolinhas pequenas e enrole  com as raspas de chocolate. Se quiser pode acrescentar raspas de limão para mesclar com o chocolate;

 

Nuki

 

COMMENTS

Leave a Comment