Decifrando o rótulo de produtos capilares.

Hoje temos um post diferente!
Já apresentamos aqui no blog o Cronograma Capilar e várias dicas para te ajudar a seguir seu cronograma. Mas nessas buscas por novos cremes para cuidar da peruca, percebi mais uma dificuldade: identificar quais as verdadeiras funções de cada produto. Para promover o produto para o público as marcas colocam várias palavras para descrevê-lo como: fortalecimento, reconstrução, hidratação, nutrição e brilho; mas nem sempre elas deixam clara a principal função do produto. Além disso, muitos produtos possuem mais de uma função, como reconstrução e nutrição. Isto é um problema para quem está tentando seguir o cronograma capilar. A ideia do cronograma é manter um controle sobre a proporção de componentes nutritivos, hidratantes e reconstrutores que colocamos nos nossos fios, para atender as necessidades individuais de cada tipo de cabelo, e evitar excesso de alguns compostos. Sendo assim, produtos com duas funções não são os mais desejáveis.

Ao começar a ler os rótulos dos produtos que eu tenho, logo percebi a dificuldade. São vários nomes técnicos em inglês, fica difícil saber pra quê serve cada coisa. E então surgiu a ideia deste post, fazer um dicionário de compostos pra nos ajudar a entender os rótulos. Quando comecei a analisar o rótulos dos produtos que eu tinha, vi que quase todos  tinham alguma função reconstrutora, e que eu não tinha nenhum produto hidrante, quem diria? Agora estou classificando todos os meus produtos com etiquetas, pra só usar na fase certa, tudo bem organizado, a minha cara. 🙂

Irei gradualmente editando esse post e adicionando compostos neles. Vale ressaltar que a Sissi não é química, então quem entender melhor do assunto e quiser dar um pitaco a gente agradece!

Para fazer esse post eu pesquisei em váaarios sites, mas a principal fonte foi o blog Decifrando Rótulo. Os blogs Dicas para o Cabelo e Feminina e Original também foram de grande ajuda, assim como o site Cosmetics Info.

Editado em 02/04/2016

1.  Legenda:

Neutro: comum na maioria dos produtos / permitido em qualquer fase do cronograma
Reconstrução: Componentes presentes em produtos que promovem a reconstrução e que devem ser usados apenas nessa etapa do cronograma. Geralmente são queratina, creatina, colágeno e proteínas hidrolisadas, cisteína e aminoácidos.
Nutrição: Componentes responsáveis pela nutrição/umectação. Geralmente são óleos vegetais (coco, argan, macadâmia, abacate, amêndoas, oliva), manteigas (cupuaçu, karité, cacau, murumuru), ceramidas e tutano.
Hidratação: Componentes que promovem a hidratação. Podem estar presentes em produtos de outras fases do cronograma desde que não sejam os ingredientes principais (os que geralmente são anunciados no rótulo). Geralmente são vitaminas, silicones, extratos vegetais de plantas e frutas, pantenol, glicerina, mel e açúcares, aloe vera (melissa)
Não Classificado: tem funções diversas.

2. Dicionário de Compostos:

Amodimeticone: Silicone formador de filme e agente que promove brilho aos cabelos. Insolúvel quando sozinho na fórmula, porém quando junto aos agentes solubilizantes torna-se liberado para Low/No-poo

Ammonium lauryl sulfate, ammonium laureth sulfate: Lauril sulfato de amônio, laurete sulfato de amônio, são tensoativos (agentes que promovem a limpeza dos cabelos, removendo excesso de oleosidade e impurezas como resíduos de silicones e poeira do ambiente que se depositam nos fios).

Aqueous Extracts of Achilea Millefolium: Extrato aquoso de erva mil folhas (asterácea), no extrato existe a presença de flavonóides anti-oxidantes.

Ascorbic Acid: Vitamina C (hidrossolúvel), função antioxidante e é responsável por manter a estabilidade de algumas proteínas como o colágeno.

Beta Carotene: Beta Caroteno, precursor da vitamina A, nos cosméticos tem a função de promover cor nas fórmulas(fornece coloração levemente alaranjada aos cosméticos) sendo um pigmento natural encontrado em muitos vegetais e raízes como as cenouras.

Biotin: Biotina, vitamina H (hidrossolúvel) responsável pelo bom funcionamento das células

Cetrimonium Chloride: agente antiestático auxilia a solubilização dos compontes ativos na fórmula. E um tensoativo com função de solubilizar o amodimeticone. É um sal orgânico que pode ser derivado do coco e sua função é emoliência, neutraliza cargas negativas e é um agente condicionante.

Cetyl alcohol: estabilizante, auxilia no controle da viscosidade do creme.

Chamomilla Recutita: Camomila, muito ulilizada na indústria cosmética pela riqueza de constituição química do seu óleo essencial. Fitoativos produzidos pela camomila realçam as luzes de cabelos claros em especial o Azuleno presente no óleo essencial

Citric Acid: Estabilizador de pH.

Citrus Aurantifolia Fruit Extract (key lime): Extrato de Lima, óleo essencial é auxiliar de fragrância e apresenta propriedades calmantes e refrescantes a fórmula do condicionador.

Citrus Grandis Fruit Extract (grapefruit): Extrato de Graipfruit, utilizado na indústria cosmética pelas atividades como conservante da fórmula e hidratante para os cabelos. O óleo essencial de Graipefruit também é auxiliar de fragrância do produto final e apresenta propriedades antioxidantes.

Citrus Tangerina (tangerine) extract: Extrato de tangerina, rico em vitamina C , apresenta propriedades antioxidantes e auxilia na fragrância final do condicionador.

Cocamide Mipa/ cocamidopropilbetaína: tensoativos chamados de secundários que também são responsáveis por promover limpeza e formação de espuma.

Creatine: Creatina, fornece aminoácidos glicina e arginina constituintes da queratina do cabelo auxiliando no processo de recuperação dos fios danificados por processos químicos ou exposição à radiação solar. Também auxilia reestabelecendo as pontes de enxofre (s-s) constituintes da queratina, fixando-a nos fios. Por ser uma partícula menor que a queratina, a creatina penetra mais facilmente no interior da fibra capilar. Os aminoácidos constituintes da creatina também previnem o envelhecimento dos cabelos, os cabelos longos muitas vezes apresentam pontas danificadas pelo seu tempo de vida.

Cyclopentasiloxane: silicone solúvel formador de filme.

Cyclopentasiloxane: silicone insolúvel nao liberado para low/no-poo

Cymbopogon Schoenanthus: auxilia na fragrância final, folhas desta planta tem óleos essenciais com aroma cítrico.

Dimethicone: Dimeticone, silicone insolúvel formador de filme insolúvel. (não liberado para low e no poo).

Dymetypolysiloxane: silicone solúvel.

Glycerin: Glicerina, umectante.

Glycol distearate: Agente que auxilia na hidratação impedindo a perda de água (emoliente), também auxilia a obtenção da viscosidade final do produto.

Glutamic acid: Ácido glutânico, aminoácido constituinte da queratina do cabelo

Gossypium herbaceum (Cotton) seed oil: Óleo de semente de algodão, agente emoliente, que promove hidratação e umectação dos fios de cabelo. Contém grande quantidade de Ômega 6 e 3.

Guar hydroxypropyltrimonium chloride: Hidratação, proteção e desembaraço dos fios. É um polissacarídeo catiônico, responsáveis por reter água dentro da fibra capilar.

Histidina: aminoácido que compõe a queratina dos cabelos

Hydrolyzed Collagen: Colágeno hidrolizado. Apresenta aproximandamente 20 tipos de aminoácidos em sua composição axuliando na reposição para a formação de queratina nos fios. Além de propriedades reconstrutoras apresenta propriedades hidratantes.

Hydrolyzed Keratin: Queratina hidrolizada. Apresenta propriedades reconstrutoras da fibra capilar. Repõe os aminoácidos perdidos devido à desgastes diários da fibra capilar ou cabelos sensibilizados por tinturas e processos químicos.

Hydrolyzed silk: proteínas da seda hidrolisadas, são agentes que promovem efeito anti-estático (anti-frizz) e umectante.

Hydrolyzed Wheat Protein: Proteínas do Trigo Hidrolizadas: são responsáveis por promover a recuperação de cabelos danificados. Age formando um filme sobre os fios impedindo a perda de água e diminui a porosidade das escamas dos fios de cabelo. Auxilia no tratamento dos fios melhorando a maleabilidade, intensifica o brilho dos cabelos. A presença do glúten (glutenina e gliadina) constituinte da proteína do trigo, promove o reparo das ligações de ponte de enxofre da queratina natural dos cabelos, reestabelecendo a saúde dos fios.

Honey extract: Extrato de mel, agente hidratante e umectante, forma um filme sobre os fios de cabelo assim como nos silicones com a vantagem de não ter efeito cumulativo. Promove hidratação, aumenta a resistência e maleabilidade dos fios. Por outro lado a presença de aminoácidos na constituição do extrato de mel auxilia a recuperação de cabelos danificados.

Humulus Lupulus: Lúpulo, nos cosméticos tem atividade antioxidante e antibacteriana.

Limonene: líquido incolor com fragrância cítrica

Linalool: líquido com fragrância floral amadeirada

Lysine HCL: Lisina, aminoácido constituinte da queratina, promove alisamento das escamas dos fios

Magnesium Citrate: Mg (magnésio), oligoelemento responsável por auxiliar na manutenção do bom funcionamento das células.

Manguifera indica seed butter: manteiga de semente de manga é rica em ácidos graxos saturados e monoinsaturados, o que a torna eficaz na nutrição, reparação e recuperação da maciez das fibras capilares.

Melissa Offcinalis : Erva cidreira, presença de flavonóides antioxidantes

Methylchoroisothiazolinone, Methylisothiazolinone, Metylparaben: Conservantes da formulação.

Olea Europaea (Olive) Fruit Oil: Óleo de Oliva. Apresenta grande quantidade de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, propriedades humectantes e hidratantes, promove a diminuição do frizz. Agente condicionante.

Panthenol: Pantenol, pró-vitamina B5, reconstrutor da fibra capilar e responsável por reestabelecer a integridade hídrica dos fios.

PEG-40 Hydrogenated castor oil: Óleo de Rícino PEG-40: Auxiliar de fragrância e auxilia na solubilização dos ingredientes ativos.

Polissorbato 20: encontrado em cosméticos e produtos domésticos, o polissorbato 20 é um ingrediente muito utilizado, devido a suas propriedades emulsificantes. Os emulsificantes são componentes que fazem com que substâncias imiscíveis se misturem, como, por exemplo, a água e o óleo. è derivado do sorbitol que é um produto natural, mas o polissorbato não é natural. Há outros tipos mais “altos” de polissorbato, como o polissorbato 40 ou o polissorbato 60. Quanto maior o número, maior a quantidade de partes de óxido de etileno com as quais ele foi tratado.

Polyquaternium-10: Agente formador de filme, anti-frizz, auxilia na modelagem de penteados.

Propylene glycol: Propilenoglicol , umectante, agente condicionante e auxilia a obtenção da viscosidade (consistência) do produto final.

Propylparaben: agente conservante.

Pyrus pyrifolia/pyrus bretschneideri blend (pear): Suco padronizado de pera chinesa/asiática. As pêras apresetam riqueza de vitaminas do tipo B1 e B2 além de vitamina C, contribuindo para a fórmula do shampoo com vitaminas essenciais para a saúde dos fios.

Rosmarinus Offcinalis (Rosemary): Alecrim. Reestabelece o crescimento saudável dos cabelos prevenindo a queda

Silk Protein Complex: proteína da seda,  aminoácidos, que reparam a elasticidade do cabelo, auxilia na reparação dos fios danificados e sela;

Sodium chloride: Cloreto de sódio, agente que auxilia na viscosidade final do produto.

Sodium Laureth sulfate: tensoativo que é reponsável por promover a limpeza dos fios e formação de espuma.

Stearyl alcohol: agente emulsificante que auxilia na estabilidade da fórmula. Controla a viscosidade.

Sunfloer Oil: óleo de girassol, tem efeito emoliente e protege  cor.

Sweet almond oil: Óleo de Amêndoas doces, O óleo de amêndoas doce é um suave óleo vegetal carreador (possibilita a penetração de ativos para a pele, facilitando a absorção), rico em vitaminas e ácido oléico. Atua como hidratante (emoliente), suavizante e nutritivo, proporcionando maciez à pele.

Tocopherol/ Tocopheryl Acetato: Vitamina E, vitamina oleosa que auxilia na recuperação dos fios, pois promove a umectação deixando os fios com aspecto saudável e hidratado.

Trideceth-12: Agente solubilizante

Tyrosinato HCL: Tirosina, aminoácido contituinte da queratina responsável por restabelecer as pontes (S-S) enxofre da queratina capilar, promove retenção de água dentro dos fios e restabelce a estrutura natural e caimento dos fios.

Wheat Amino Acids: Aminoácidos do trigo. A presença do glúten (glutenina e gliadina) constituinte da proteína do trigo promove o reparo das ligações de ponte de enxofre da queratina natural dos cabelos, reestabelecendo a saúde dos fios.

Zinc Chloride: Zn (zinco), oligoelemento que auxilia na manutenção, bom funcionamento e regeneração das células.

Ok, ok… já sei o que vai dizer:
– Nossenhora! É coisa demais pra ler… tem um resuminho não?

Cida

Para ajudar criei este quadro sinótico com as principais substâncias e correspondentes.
E depois tem um exemplo de rótulo decifrado!
Fala comigo…  🙂

Quadro de Substâncias 

Tabela

Decifrando o Rótulo do Leave in SR-HD

rotulo              creme

Composição:

  1. Propylyne Glycol: umectante, agente condicionante;
  2. Cetyl Alcohol: estabilizante, ajuda no controle da viscosidade do creme;
  3. Dymetypolysiloxane: silicone solúvel;
  4. Cetearyl Alcohol: estabilizante
  5. Polysorbate 20: emulsionante de cremes e cosméticos.
  6. Cetrimonium Chloride: emulsificante que reduz o frizz;
  7. Sunfloer Oil: óleo de girassol, tem efeito emoliente e protege  cor.
  8. Glyceryl Monostearate: lubrifica e retém água;
  9. Phyetyleny Sorbitan Monolaurate: emulsionante;
  10. Rosmarinus Officialis L: alecrim, auxilia no crescimento dos fios, previne a queda.
  11. Silk Protein Complex: proteína da seda,  amminoácidos, que reparam a elasticidade do cabelo, auxilia na reparação dos fios danificados e sela;
  12.  Panthenol: pró-vitamina B5, reconstrutor da fibra capilar e responsável por restabelecer a integridade hídrica dos fios

Conclusão: o “leave in” SR-HD é  hidratante devido a presença do Panthenol, que restabelece a umidade natural dos fios, protege os fios de quaisquer danos externos como calor, produtos químicos usados em piscinas, sol, etc;   criando um filme ao redor dos fios através de seus silicones e atua também na reconstrução capilar devido a presença das proteínas da seda.

Obs: é mais fácil achar produtos sem óleos minerais e parafinas do que sem silicones. Por isso aqui temos um quadro dos silicones Solúveis e Insolúveis mais usados e seus agentes limpantes.

 

Leave a Comment