Sal Rosa do Himalaia: todos os sais minerais que seu corpo precisa em um micronutriente 100% natural!

sal imagem pro blogAi, ai…
Curto muito uma alimentação  natural, uma comidinha caseira, temperadinha com multiminerais…

–  Como assim Sissi?
Que tempero é esse???
O Sal Rosa do Himalaia, meu suplemento diário de sais minerais, um verdadeiro remédio natural!

Calma ai… você já vai entender e trocar logo o sal refinado de cozinha por esse micronutriente funcional.

Voltando ao tema da Prevenção e Cura pelos alimentos, vamos falar hoje de um micronutriente bem polêmico: o Sal.
Extremamente combatido pela medicina tradicional, o Sal sempre foi visto como um agente causador de várias doenças, principalmente a Hipertensão. Porém, através de pesquisas da nutrigenética, seu o status  mudou, passando  a ser  reconhecido agora como um elemento essencial à saúde humana.
Mas atenção aqui, não estamos falando do cloreto de sódio (NaCl), o sal branco refinado de cozinha. Este é na verdade um antinutriente, porque pelo processo de branqueamento e refino, perdeu todos os outros oligo-minerais. O sal processado não é cloreto de sódio puro, mas 97,5% de cloreto de sódio com adição de agentes secantes que correspondem aos 2,5% restantes. Essas são substâncias químicas perigosas como o ferrocianeto e o silicato de alumínio. O sal puro deve conter uma gama imensa de nutrientes minerais e servir como suplemento de saúde ao corpo humano. Segundo o médico especializado em Nutrigenética, Dr. Victor Sorrentino, em seu livro: Segredos para uma vida longa, “…o sal é crucial para muitos processos biológicos, tais como:

  • Compor um importante componente do seu plasma sanguíneo, fluido linfático, fluido extracelular e mesmo líquido amniótico;
  • Transporte de nutrientes para dentro e fora de suas células;
  • Manutenção e regulação de pressão arterial;
  • Suportar a saúde das populações de células da glia em seu cérebro, que são essenciais para a formação da camada protetora denominada mielina, que circunda a porção do neurônio que conduz os impulsos elétricos, bem como outras funções vitais neurológicas;
  • Auxiliar seu cérebro a se comunicar com seus músculos, para que você possa mover sob demanda através de permuta de íons de sódio-potássio.”

A Weston A Price Foundation (WAPF) – fundação que desenvolve pesquisas em nutrigenética, afirma que “os ions cloreto também ajudam a manter o volume adequado de sangue, pressão arterial e o pH dos fluidos corporais. O cloreto é um íon extracelular importante e contribui para muitas funções do corpo, incluindo a manutenção da pressão arterial, equilíbrio ácido-base, atividade muscular e a circulação de água entre compartimentos de fluido. O cloreto é o principal componente do ácido clorídrico, que é necessário para a digestão de proteínas. Os sintomas de hipocloridria (baixa de ácido clorídrico) incluem distensão abdominal, acne, deficiência de ferro, arrotos, indigestão, diarreia e várias alergias alimentares. O cloreto é disponível em muito poucos alimentos e o cloreto adequado deve ser obtido do sal”

salMas como reconhecer o sal em estado puro? Você deve procurar  por um Sal natural não refinado  tal como é em seu estado natural na natureza! Temos o Sal Marinho, o Flor de Sal e aquele  que é considerado o melhor Sal do mundo: Sal Rosa do Himalaia!
“Sua cor rosa, oriunda da grande concentração de minerais e ferro, é resultado de um processo natural que enriquece o cristal com o tempo. Esses cristais vem de uma reserva natural, aos pés da cordilheira do Himalaia. Eles se formaram quando as montanhas eram o leito do mar e por não serem refinados conservam mais de 80 elementos naturais necessários a um bom funcionamento do nosso organismo. Este nutriente contém cerca de 84 minerais em sua composição que podem ser facilmente assimilados e metabolizados pelo corpo humano.  Por centenas de milhões de anos, através do derramamento contínuo e incessante da energia do sol, os oceanos primordiais e intocados do nosso planeta foram lentamente evaporados, deixando para trás o potencial energético enorme do sol trancado dentro do sal original. Então, cercado pelas forças da natureza, o sal foi submerso pelas terras das montanhas do Himalaia. Submetida a uma enorme pressão, peso e o balanço das montanhas, o sal fundiu-se para uma forma pura e cristalina como diamante. Durante 250 milhões de anos o sal permaneceu intocado, até agora. Pesquisa biofísica vinda de uma fonte exclusiva nas montanhas do Himalaia revelou que escondido dentro dos cristais geometricamente perfeitos contém 84 minerais essenciais necessários para prover a vida humana. Este sal é um oceano virtual de energia! Este é o Sal do Himalaia cristal original com o qual uma extensa pesquisa foi feita e publicada no livro Water&Salt, The Essence of Life, por Dr. Med. Barbara Hendel and Peter Ferreira (Tradução do título do livro: Água & Sal, A Essência da Vida.”

Como vocês podem ver,  longe de ser prejudicial, o sal em seu estado puro é essencial para a vida…
E por hoje é só! Espero que vocês comecem logo a incorporar os alimentos funcionais na  alimentação e ganhem mais saúde e qualidade de vida. No mais, beijim no ombro para aqueles que torcem o nariz para os alimentos naturais e vivem se empaturrando de industrializados! rsrs

E vamos a Receita Gourmet do dia….

Salmão ao Sal Rosa do Himalaia

 watch Despicable Me 3 2017 film now

peixe

Ingredientes: 
 2 filés de salmão
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de fubá
Pimenta Preta e Sal Rosa do Himalaia a gosto.
Alface, repolho roxo  e tomate sweet.
Para o Molho:
 1 raminho de folhas de hortelã
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) raspas de limão
1 colher (sopa) de azeite extravirgem
Modo de Preparo:
 Despeje o azeite em uma tigela e adicione o suco de limão e as folhas de hortelã. Misture bem. Passe o fubá pelo salmão, polvilhe o sal e leve para grelhar dos dois lados em azeite de oliva, até que doure e fique crocante. Monte a salada no prato, coloque o salmão sobre ela e polvilhe com os moedores, a pimenta e o sal rosa. Sirva a seguir com vinho branco gelado.

COMMENTS

  • Tainara / Cecílio

    Legal, Cida! Mas onde encontro?

    • Sissi

      Vocês encontram o Sal em grandes supermercados como o Verdemar e o Supernosso. Ou em loja de produtos naturais. Pode vir em cristais ou já moído.

  • Fernanda

    Muito bom Sissi!!!
    Vc não acredita!? Falei hoje com o Alex antes de
    ler essa matéria, que queria comer salmão assado neste domingo. Daí li
    sua matéria e vi a receita do Salmão. Que delícia, já tenho o sal do Himalaia e o fubá de milho puro, vou correndo comprar o salmão!
    Abraços!!!!!

Leave a Comment