Esqueça tudo que você já ouviu falar sobre organização!

NukAfinal, qual a vantagem de viver arrumando tudo?
A organização vem de berço?
Onde começa a bagunça e quando termina o caos?
Sabe aquelas verdades que (alguns de nós) escutamos desde pequenos, tipo: “você não consegue se organizar, este caderno está uma bagunça, desse jeito você não vai a lugar algum…”
Pois é, vamos desmistificar essa verdades e por  os “pingos nos is” em matéria de organização!
– Tem gente que nasce com jeito para organizar tudo? Verdade;
– Quem não nasceu com o “gene” da organização é um caso perdido? Mentira.
Duvida?
Pois vou te provar que, com as dicas certas e alguma determinação, qualquer desordeiro é recuperado!
Mas tem que querer viu? rsrs
O post de hoje é sobre decoração, harmonia e bons fluídos = uma Toca organizada!
Porque não adianta você contratar um ótimo decorador ou comprar móveis e adornos caros, se no final a dona bagunça se instala e o estilo pretendido vai pro espaço!
E para começar a conversa temos que ter em mente os mandamentos para um espaço bem organizado. (Fonte: Revista Casa e Jardim, blog dactylo, blog organize sem frescura).

 

Os 6 Mandamentos da Organização.

1 – O Desapego

Esta é a primeira regra de ouro para organização: desapego já!
No dia a dia, gastamos muito tempo da nossa vida administrando coisas de que não precisamos. Quando mantemos dentro da toca só o que de fato usamos e precisamos, sobra mais espaço para a circulação: de pessoas e de bons fluídos  e ganhamos tempo porque esta tudo a mão.
A cada seis meses faça uma avaliação tipo “pente fino” nos armários, prateleiras e baús e separe peças para doar ou até vender, porque o que você não usou em seis meses já não pode ser considerado essencial;

roupa-doar           Livros para troca 2      doacoes

2 –  A Rotina de Tarefas

Ao criar uma rotina para arrumar seus espaço, a  organização fica mais fácil. Como a falta de tempo é o mal do século, ao estabelecermos o dia para cuidar de cada parte facilita tudo. Por exemplo: se você faz compras mensais, o fim de semana antes das compras é ideal para organizar a geladeira, a despensa e prateleiras de produtos de limpeza. A lógica é simples: < número de produtos > facilidade para organizar.
Separe também 20 minutos diários para cuidar de algum item, como lavar a roupa e no dia seguinte dobrar e guardar; dar uma geral nos banheiros, tirar a poeira dos objetos, organizar a bijoux, etc;

cozinha         roupa

3 – Cada Coisa no seu Quadrado

Para não perder as chaves, celular, guarda-chuva, mochila, bolsa… o ideal é selecionar um espaço estratégico para deixar certos itens. As chaves do carro, casa, do armário da academia, por exemplo, podem ser dependuradas perto da porta de saída. Criar nichos para bolsas e mochilas e uma lata decorada pode funcionar muito bem para dispor guarda-chuva e sombrinha.

122468496_3GG     porta-guarda-chuva1    Prateleira_Porta-Bolsas

4 – Não Arranje Desculpas para a Falta de Organização

Não existe aquela história de que uma casa com crianças é uma casa bagunçada. Ou uma casa com muita gente é impossível ser arrumada. As crianças aprendem desde cedo a copiar os adultos então, se você tem filhos pequenos pode e deve começar a dar um bom exemplo. Mantenha as suas coisas organizadas e estimule os pequenos a fazer o mesmo. Para isso faça uso de caixas transparentes para as miudezas, um “baú do tesouro” para aqueles brinquedos preferidos, o kit latinas lindas para lápis e canetinhas e prateleiras de alturas diferentes para dispor carrinhos e bonecos… enfim as opções são muitas e com a ajuda de cada um  para manter a ordem, podemos criar um espaço harmonioso para conviver!

shutterstock_68315230         fou

como-organizar-os-lapis-2          78908b6287b9fcc1e224bfa1ac329b62

5 – Use e Abuse de Cestos, Caixas e Divisores

Os acessórios de organização, se utilizados de forma correta,  facilitam e tornam prazeroso manter a ordem. Divisórias de gavetas para roupas intimas e meias, prateleiras, suporte para cintos, caixas e latas para guardar gorros e cachecóis.

pronta2              enfimcasada19

caixa             organizadores-de-acessorios-3

6 – Forme Parcerias para Organizar Melhor

Ao organizar cada espaço, peça contribuição a quem convive neste espaço. Se for o quarto dos pequenos e eles já souberem se manifestar, ouça a opinião deles. Podem sair ideias ótimas  e criativas para guardar os tesouros espalhados!
A sala da TV, por exemplo, deve opinar quem faz uso: como dispor o sofá, o que deve ficar mais a vista, como guardar os DVD’s, etc;
Porque a organização deve trazer harmonia no ambiente e não desavenças.

      mamae-ajundando-o-filho-a-arrumar-o-quarto-foto-tomasz-trojanowskishutterstockcom-0000000000011853                             casa

CA-comportamento-divisao-tarefas-domesticas-D-732x412

Ai, ai…
Agora deixa eu por os mandamentos em prática e começar a por ordem na Toca!
rsrs
20160424_170739
E ai?
Gostou das dicas?
Eu sou louca por uma organização!
Nos próximos posts vamos ver ideias originais, lindas e baratas para você organizar quartos, salas, escritório, cozinhas e varandas.
Soluções criativas para pequenos espaços.
Ensinar o passo a passo para  criar prateleiras, caixas e até armários, com materiais reciclados, como paletes, livros usados, forminhas de doces viram porta bijoux …
Não percam!

 

 

COMMENTS

Leave a Comment