Prevenção e Cura pelos Alimentos – Um antibiótico natural direto da colmeia: o Mel!

Você já imaginou tomar uma dose diária de saúde, vinda de um alimento natural, não industrializado e que é usado como medicamento  há centenas de anos?
O mel possui em sua composição substâncias que são essenciais ao nosso organismo, tais como: água, sacarose, frutose,  potássio, glicose (carboidratos),  cobre, ferro, sódio, enxofre, fósforo, selênio, cloro, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).

mel imagemAs Propriedades do Mel

  • Anti-inflamatório e  antibiótico natural: é antibactericida e tem propriedades antioxidantes exercidas pelos fitoquímicos : vitamina.C, riboflavina, niacina e por isso, tem eficiência nos tratamentos de gripes, dores de garganta e doenças inflamatórias em geral.  Ajuda na rápida cicatrização, bem como na prevenção  de doenças, pois aumenta a imunidade. Fortalece o sistema nervoso e facilita a digestão;
  • Também tem atuação na prevenção da anemia, estimula a produção da melatonina, combatendo a insônia,  reduz os níveis de  colesterol ruim (LDL) e, assim, previne infartos e outras moléstias causadas pelas artérias e veias obstruídas;
  • As vitaminas que fazem parte da sua composição, garantem uma pele bonita, macia e saudável, além de prevenir o envelhecimento precoce, devido à sua ação antioxidante;
  • O mel conta com boas quantidades de açúcar e carboidratos e por isso ele é uma ótima fonte rápida de energia. Ele também possui alguns ácidos orgânicos, sendo que um deles, o ácido glucônico, contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida. O ferro e o cobre presentes no mel contribuem para a ação antimicrobiana.O ácido glucônico também tem forte ação antioxidante. O mel ainda conta com grande número de compostos que proporcionam este mesmo benefício. Os ácidos fenólicos, os flavonoides, certas enzimas, como a glicose oxidase, catalase e peroxidase, ácido ascórbico, hidroximetilfurfuraldeído e carotenoides. Todas as substâncias contribuem para combater os danos causados por agentes oxidantes, presentes nos alimentos e no corpo humano, e assim prevenir o envelhecimento e doenças como o Alzheimer, cardiovasculares, entre outras.

  • O mel conta com carboidratos não digeríveis e oligossacarídeos que são prebióticos. Isto significa que eles contribuem para a manutenção da microbiota intestinal e assim estimulam o trânsito intestinal, cooperam com a consistência normal das fezes, previnem diarreia e constipação.O mel é aproveitado também em tratamentos cosméticos,  para a pele e cabelo, como máscaras naturais para hidratação.

 

Os tipos encontrados de Mel:

  • De For de Eucalipto – é de cor mais escura e sabor mais forte;
  • De Flor de Laranjeira – este é um dos preferidos para ser consumido puro, devido a seu sabor suave. Sua cor é clara e é perfumado;
  • De Flores do Campo (silvestre) – esse tem a cor e o sabor variados conforme as plantas usadas em sua produção.

 

E como aproveitar todos esses benefícios?
Substituindo o açúcar por mel natural para adoçar sucos, chás, iogurte natural e salada de frutas. Comer com banana após o treino. Tomar todo dia um copo de suco de limão e mel!

_DSC6747

É isso amores, vocês não querem mais qualidade de vida?
Pele, cabelo e corpinho em cima?
A dica é: substitua e inclua os Alimentos Funcionais!
Troque os óleos hidrogenados pelo Óleo extravirgem de Coco; o sal de cozinha pelo Sal Rosa do Himalaia, inclua o suco de um Limão por dia no cardápio, substitua o chocolate comum pelo chocolate com manteiga de cacau ou pelo Cacau em pó e troque o açúcar por mel.
O nosso organismo agradece! 🙂

 

Leave a Comment