Da série Alimentos Funcionais: os benefícios do Iogurte natural.

E depois de filosofar um pouco…
O post de hoje é sobre alimentação funcional e a valorosa contribuição do nosso velho  conhecido iogurte para esta causa.

O iogurte sempre foi reconhecido pelos efeitos  poderosos para regular o funcionamento da flora intestinal, porém  pesquisas mais recentes  mostram  que há muitas outras vantagens em se consumir todos os dias:

Fonte de Proteínas, Vitaminas e Minerais: é uma excelente fonte de nutrientes importantes para a saúde, como potássio, fósforo, vitaminas A, B6 e B12, riboflavina, ácido fólico e niacina. Ele possui 10 vezes mais ácido fólico do que o leite utilizado em sua elaboração, por conta da atividade das bactérias envolvidas na fermentação. Em 100 g de iogurte integral,  temos 99 UI de vitamina A, a mesma quantidade que pode ser encontrada em três unidades de banana. Em 100 g do iogurte integral há 95 mg de fósforo. Para ter a mesma quantidade desse mineral, vamos precisar de duas unidades grandes de tomate;

Reforça o sistema imunológico: o iogurte é produzido a partir de pelo menos dois tipos específicos de cepas bacterianas: Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Ambos reforçam o exército de bactérias benfeitoras que o intestino alberga, chamado de flora ou microbiota intestinal. Além de aumentar a resistência do organismo, exterminando micro-organismos causadores de diversos tipos de doenças, essas bactérias melhoram a integridade da mucosa intestinal e, consequentemente, a absorção de nutrientes importantes para a manutenção da boa saúde;

Oferece mais cálcio que o próprio leite:  em 200 g de iogurte natural há 345 mg de cálcio; um copo de leite (250 ml) contém cerca de 307,5 mg do mineral. Uma fatia de 30 g de queijo branco tem 205,5 mg de cálcio.
O cálcio é responsável pela comunicação entre as células nervosas, participa do processo de coagulação sanguínea, ajuda na cicatrização de feridas e é essencial à contração muscular. Equilibra a pressão arterial e contribui para a dilatação dos vasos: o coração fica protegido, além de fortalecer ossos e dentes.

Deixa a pele mais bonita: em primeiro lugar, porque as proteínas do alimento são fundamentais para a construção, reparação e renovação de todos os tecidos do corpo. A vitamina A, presente no iogurte, também é fundamental para a saúde da pele. Por outro lado, quem vai mais vezes ao banheiro elimina mais rapidamente todas as toxinas, o que também colabora para a melhora da aparência geral da pele. Durante a fermentação, a lactose do leite se transforma em ácido lático, que é conhecido como hidratante, esfoliante e antimicrobiano. Ele suaviza rugas e ajuda a manter a firmeza. Por isso mesmo, além de comer o seu iogurte, você também pode usá-lo em máscaras pois tem também ação cosmética.

E por fim a boa  notícia para os que brigam com a balança:_DSC6735
O Iogurte emagrece!  Como é pobre em calorias (69 kcal em 100 g, na versão natural e integral), ele funciona muito bem para “tapear” a fome entre as refeições, substituindo bolachas e pães. Há diversos estudos relacionando o consumo de cálcio, nutriente do qual o iogurte é uma das mais importantes fontes, à perda de peso. Essas pesquisas atestam que altos valores de índice de massa corporal (IMC), que classifica o peso corporal, são cada vez menos frequentes à medida que a ingestão de cálcio está mais próxima dos patamares recomendados. O que acontece é que seu consumo adequado ajuda no controle de peso em adultos quanto em crianças.

Mas atenção aqui: não é qualquer iogurte que tem todos esses benefícios, leia o rótulo antes de comprar!
O iogurte deve conter leite integral que é fonte de cálcio e fermentos lácteos. Prefira também os sem adição de açúcar porque você pode adoçar com Mel que é tudo de bom, como já vimos no outro post e servir acompanhado de frutas. Fuja de iogurtes com espessantes, acidulantes, amido e corantes na composição.
Por exemplo vamos comparar os ingredientes da composição do Iogurte Natural da Nestlé e do “famoso” Activia da Danone:

INGREDIENTES: LEITE, LEITE EM PÓ INTEGRAL E FERMENTOS LÁCTEOS. NÃO CONTÉM GLÚTEN.Despicable Me 3 live streaming film

INGREDIENTES: LEITE PARCIALMENTE DESNATADO E/OU LEITE PARCIALMENTE DESNATADO RECONSTITUÍDO, AÇÚCAR, PREPARADO DE AMEIXA (ÁGUA, AÇÚCAR, POLPA DE AMEIXA, AMIDO MODIFICADO, AROMATIZANTES, ACIDULANTE ÁCIDO CÍTRICO, CORANTE NATURAL CARAMELO, ESPESSANTE GOMA XANTANA E CONSERVADOR SORBATO DE POTÁSSIO), FIBRA ALIMENTAR GOMA ACÁCIA, AMIDO MODIFICADO, FERMENTO LÁCTEO E ACIDULANTE ÁCIDO CÍTRICO. CONTÉM GLÚTEN. PODE CONTER TRAÇOS DE CASTANHA DE CAJU.

Viu como devemos ler rótulos? hahaha
Fala sério! Pra que tantos componentes químicos e conservantes em um alimento que é para ser saudável?
Outro ponto a ser observado é a informação nutricional para verificar a quantidade de sódio, cálcio e gorduras do alimento. Vejamos os rótulos dos iogurtes naturais Nestlé e Danone:

                 
       ROTULO

O iogurte natural da Nestlé tem mais cálcio, mais proteínas, menos sódio, bem menos carboidratos e o valor calórico é bem menor. Ponto pra ele!

Fica a dica: inclua um potinho de iogurte natural todos os dias na dieta.
É um alimento de baixo valor teor calórico, tem menos lactose que o leite comum e é muito saboroso!
Combina com diversas preparações, é prático e fácil de ser incluído na alimentação do dia a dia. E no mais…
Bon Appetit! 🙂

 

COMMENTS

Leave a Comment