Cabelo bonito e saudável: uma questão de pH!

kikiO post de hoje é para quem usa algum tipo de química nos cabelos. Escova inteligente, definitiva, relaxamento, alisamento, tintura, luzes, reflexos…
Vamos combinar né fofa, é para everybody!
Para aplicar qualquer tipo de química, é necessário abrir as escamas dos fios, ou seja, elevar o pH do couro cabeludo. Mas qual é mesmo a relação entre o pH e o estado dos nossos cabelos?
O pH do cabelo esta entre 4.5 a 5.5. Produtos alcalinos, que tem o pH alto, servem para abrir as cutículas e assim fazer com que a química aplicada entre no fio. Já os produtos ácidos, que são produtos com pH baixo, servem para fechar as cutículas do fio, mantendo a cor da tintura, das luzes ou o efeito da escova inteligente, por exemplo,  por mais tempo. Por isso a dupla shampoo + condicionador é tão importante. Um abre ligeiramente os poros para limpar e o outro fecha as escamas, impedindo que agentes externos agridam os fios.

A escala do pH vai de 0 a 14. Um pH 7 indica neutralidade, abaixo uma solução ácida e acima uma solução alcalina. E como funciona isso? Os ácidos contraem e endurecem o cabelo e os alcalinos amaciam e dilatam. O pH dá nossa água deveria ser 7, neutra.  Para explicar a numeração e o que equivaleria cada número do pH:
  • Extremamente ácido (pH 0-1):  jamais deve ser aplicado nos cabelo e couro cabeludo!
  • Forte e suave acidez (pH 1-4,5): 0 cabelo encolhe e enrijece. As cutículas se fecham, a porosidade é reduzida, aumenta o brilho dos cabelos.
  • Neutro (pH 4,5-5,5): O cabelo está em seu diâmetro normal. A textura e o brilho se normalizam.
  • Alcalino Suave (pH 5,5-10,0): O cabelo obtém volume, a porosidade aumenta a medida que as camadas de cutículas se dilatam. O cabelo fica com aparência ressecada e opaca.
  • Alcalino Forte (pH 10,0-14,0): Dissolve o cabelo por completo. Proibido para o couro cabeludo (este pH esta presente em cremes depilatórios)!

 

Exemplos de pH:

  • pH 3: vinagre
  • pH 5: cabelo e pele
  • pH 6: chuva pura
  • pH 7: água destilada
  • pH 8: bicarbonato de sódio

fiosOs cabelos danificados  por processos químicos tendem ter o pH alto, desequilibrado, deixando as cutículas mais abertas. Um cabelo com pH ácido (que é o natural dos fios) tem as escamas mais lisas, é mais brilhante e muito mais macio. Dessa forma, os fios “seguram” melhor os tratamentos no interior da fibra.
Mas, o que fazer para mudar o pH dos cabelos com química, ou seja, dos fios alcalinos?
Temos que acidificar os fios para que as cutículas abertas, que dão o aspecto ressecado, cheio de frizz e poroso que odiamos, se fechem e o brilho e a textura macia retornem ao cabelo.

 E agora que já expliquei sobre o pH, vamos ao que interessa, os produtinhos aliados para corrigir o pH dos fios:
  1. O Vinagre Orgânico de Maçã: falei sobre ele em outro post, sobre Os benefícios do vinagre de maçã para os fios, lembram?

Preço médio: R$17,00

2. K-PRO pH Balancer:

  • Potencializador de tratamento e selador de cutículas para todos os tipos de cabelo. Restabelece o equilíbrio dos fios e sela as escamas. Assim, potencializa as hidratações e reconstruções, mantendo os nutrientes e outros ativos dentro das fibras capilares, para um efeito mais intenso.
    Além disso, uma vez que as cutículas ficam seladas, seu cabelo ganha muito mais brilho, suavidade e maciez. Você também pode usar K. Pro pH Balancer como um pós-química, para reequilibrar os fios depois de processos químicos. Eles conseguem reter mais os tratamentos e até a cor, aumentando a durabilidade da coloração, da hidratação e reconstrução!

    Ação: contém queratina, extrato de algas marinhas, óleo de soja e aminoácidos de trigo, que fortalecem e suavizam os fios. Possui  pH de 2,5 (média acidez), o que equilibra os fios após os processos químicos, recuperando a beleza e saúde instantaneamente;
    Aplicação:
    – para hidratação: antes da hidratação, mas após lavar os cabelos, tire o excesso da umidade e aplique o K. Pro pH Balancer mecha a mecha. Massageie e penteie. Deixe agir por 3 minutos e enxague. Prossiga com o tratamento, usando a máscara específica para hidratação, dei umas dicas no post o creme certo para cada fase ou fazendo uma hidratação caseira, receita aqui;
    – como pós-químico: finalize seu processo químico, enxague totalmente, tire o excesso de umidade e aplique o produto. Deixe agir por 3 minutos e enxague. Prossiga com o tratamento usando o creme hidratante ou nutritivo e condicionador.
    Resultado: cabelos rapidamente reequilibrados, suaves e brilhantes, com seus tratamentos potencializados!
Preço médio: R$68,00
3. Lola Acidificante Argan Pracaxi Oil

  • Com pH de 3,5-4,5 o Acidificante Argan/Pracaxi/Queratina Vegetal Lola é um poderoso potencializador da reconstrução capilar.
  • O Acidificante Argan Pracaxi Oil equilibra o pH dos cabelos quimicamente tratados e danificados, repõe a massa protéica da fibra, devolve o equilíbrio natural dos fios com o máximo selamento das cutículas. Com altas concentrações de queratina vegetal em sua formulação e óleo de Argan/ Pracaxi, proporciona substantividade aos fios e benefícios imediatos percebidos na primeira aplicação de brilho, maciez, condicionamento e redução do frizz.
    Resultado: proporciona brilho, maciez, condicionamento e redução do frizz.

Modo de Uso:
Após finalizar seu processo químico, enxague totalmente, tire o excesso de umidade e aplique o Acidificante Argan Pracaxi Oil Lola. Deixe agir por 5 minutos e enxague. Prossiga com o tratamento. Agite antes de usar. Uso recomendado uma vez quinzenalmente em cabelos muito danificados ou apenas quando necessário.

https://www.casanostracosmeticos.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/604x779/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/a/c/acidificante_lola_argan_oil_pracaxi_500ml.jpg

E esta é a dica quente do dia: para cabelos rebeldes, porosos ressecados e sem vida, faça uso de acidificantes!
E no mais…
beijo coelho
Hoje é dia dos namorados, então….
Pras que estão acompanhadas muito !
P
ras que estão solteiras, felizes e se acham; tudo de bom!
E pra quem está de olho em algum coelhão, boa sorte! ♣♣♣ rsrs
Hasta la vista
amore!

Leave a Comment