Mas afinal o que são Alimentos Funcionais?

Oi amores!
Estou aqui a passeando no meu blog lindo , relendo os posts e reparei que tenho falado muito sobre os benefícios dos Alimentos Funcionais mas até hoje não falei do conceito desses alimentos.

http://www.cabesp.com.br/upload/imagens/old/106-jornal-cabesp/106-016.jpgOs Alimentos Funcionais são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde muito além do valor nutritivo inerente à sua composição química. Esses alimentos desempenham um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, graças aos efeitos metabólicos e fisiológicos que produzem. O consumo desses alimentos deve ser regular para que seus benefícios sejam alcançados.

Vejamos um quadro disponibilizado pela ANVISA com os alguns dos principais compostos funcionais investigados pela ciência:

Composto

Ação Alimentos onde são encontrados
Isoflavonas  

Ação estrôgena (diminui os sintomas da menopausa e níveis de colesterol.

Soja e derivados.
Ácidos graxos e ômega 3  

Redução do LDL- colesterol; ação anti inflamatória; é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém nascidos

Peixes marinhos: sardinha, salmão, atum, anchova e arenque.
Ácido a- linolênico Estimula o sistema imunológico e tem açãoantiinflamatória  

Óleos de linhaça, óleo de coco, soja; nozes e amêndoas

Catequinas Reduzem o colesterol e estimulam o sistema imunológico  

Chá verde, amoras, cerejas, framboesas, mirtilo, uva roxa e vinho tinto.

Licopeno Antioxidante, reduz níveis de colesterol  e doenças degenerativas.  

Tomates, pimentão vermelho, melancia e goiaba vermelha.

Flavonóides Antioxidante, anti inflamatório estima sistema imunológico Limão, laranja, tomates, alcachofra
Fibras solúveis e insolúveis Melhora o funcionamento intestinal. As solúveis podem ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade, pois dão maior saciedade.  

Cereais integrais como aveia, centeio, farelo de trigo; leguminosas como ervilhas, feijão, hortaliças com talos e frutas com casca.

Sulfetos alílicos (alilsulfetos)  

Reduzem colesterol, pressão sanguínea, melhoram o sistema imunológico.

Alho e cebola
Tanino Anti-oxidante, anti-séptico e vaso constritor.  

Vinho tinto, maçã, manjericão, manjerona, sávia, uvas, caju.

Probióticos- lactobacilos Favorecem as funções gastro-intestinais, regulando a flora bacteriana intestinal. Leites fermentados, iogurte.

 

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E com as pesquisas da nutrigenética, podemos incluir:

  • os  sais minerais, ou melhor dizendo o Sal Rosa do Himalaia., tem post sobre ele. Este nutriente contém cerca de 84 minerais em sua composição que podem ser facilmente assimilados e metabolizados pelo corpo humano;
  • O Mel, que funciona como um anti inflamatório e  antibiótico natural, além de fonte de vitaminas e minerais;
  • O Cacau, que contém antioxidantes, minerais essenciais e ômega 3.

Não sei de vocês, mas eu sempre quis saber mais sobre nutrição e compostos alimentares porque  realmente acredito na máxima “seu alimento será seu remédio, seu remédio será seu alimento.”

E ai?
Vamos incluir os alimentos funcionais na alimentação? O resultado é mais qualidade de vida e disposição.
E pras divas:
cabelos brilhantes, unhas fortes, pele macia…
Hahaha

 

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