Os Benefícios dos Sucos Funcionais

CacaCansaço, desânimo, falta de atenção, estresse…
Com a correria do dia a dia, sensações assim são cada vez mais comuns. São os chamados “males da vida moderna” e resultam de uma somatória de fatores: dormir pouco, se alimentar mal, carência de vitamina D = da manhã, até as 9h, sem protetor solar; não praticar esportes com regularidade, entre outros.
A verdade é que, apesar de sabermos da importância do sono, temos dificuldade para dormir devido ao estresse ocasionado pela mente cansada e corpo sedentário. Se não dormimos bem o dia não rende, porque falta energia para fazer tudo no tempo certo. Se não sobra tempo, comemos qualquer coisa e ai debilitamos nosso organismo, que fica carente de vitaminas, proteínas, sais, etc. Um organismo  com déficit de nutrientes ocasiona vários outros males…  Enfim é um ciclo vicioso.
Mas como driblar essa rotina e melhorar a qualidade de vida, saindo desse ciclo?
Se você perguntar a um médico ele vai te dar suplementos e medicamentos, que vão desequilibrar ainda mais seu organismo; já o instrutor da academia vai propor  uma rotina diária de exercícios, que você não vai conseguir cumprir; o nutricionista vai elaborar refeições balanceadas para melhorar sua alimentação e você não vai conseguir fazê-las…
É, parece que não tem jeito.
Calma, calma… também não vale arrancar todos cabelos da peruca!
Na verdade, se otimizarmos todas as boas recomendações dos diversos profissionais da saúde, podemos quebrar essa rotina viciosa. E, na minha nada humilde opinião… rsrs
o inicio da reprogramação para mais qualidade de vida, passa necessariamente pela alimentação. Afinal, este é o principal combustível do nosso corpo não é?
  E aqui vai a dica: invista nos Sucos Funcionais!
Quem não tem tempo para fazer um suco? Jogar tudo no liquidificador e bater. Não importa se você vai tomar o suco à noite ou pela manhã. O que importa é tomar todo dia.
Os sucos funcionais nada mais são que a combinação de vários nutrientes, que se consumidos juntos, são melhor aproveitados pelo nosso organismo e representam uma série de benefícios. Os benefícios vão desde uma melhora no funcionamento de órgãos como o intestino e o fígado, até combate e prevenção de anemias,  colesterol alto, prisão de ventre, entre outros.
Nos sucos funcionais, dependendo da combinação, atingimos objetivos diversos. Tem o suco detox: que acelera o metabolismo e ajuda a “enxugar’ as gordurinhas; o suco verde que desintoxica o organismo; sucos para aumentar a imunidade; dar energia; etc;
Agora que já falamos do conceito e benefícios, vamos ao que interessa: as receitinhas! 🙂

Suco Funcional de Abacaxi com Hortelã

Ingredientes:

  • 1 copo de água de coco;
  • Cubos de gelo;
  • 1 colher de rapas de limão;
  • 1 colher de sopa de folhas de hortelã picado;
  • 2 fatias de abacaxi ;

Preparo: Bata tudo no liquidificador e no final simplesmente jogue as raspas de limão por cima.
Os Benefícios: a água de coco é rica em potássio, sais minerais e vitamina C; o limão é um poderoso alcalinizante natural, que por si só já melhora todo o funcionamento do organismos, além de ser um excelente estimulador da atuação das enzimas digestivas e fonte de vitamina C; o abacaxi é rico em nutrição, sendo uma excelente fonte de carboidratos e fibras alimentares. Contém uma grande quantidade de vitaminas  e  minerais. A bromelaína é uma enzima presente no abacaxi que ajuda a diminuir a viscosidade do sangue. Isso ajuda na fácil circulação do sangue através do corpo. A hortelã ajuda no fortalecimento dos órgãos digestivos além de ser fonte de vitaminas e minerais. Este suco beneficia o coração, os rins e aumenta o sistema imunológico.

Suco Verde: para desintoxicar o organismo

suco de couve detox

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve ou 1 molhe de espinafre;
  • 2 maçãs fuji;
  • 2 cenouras;
  • 1 laranja;
  • 1 colher de sopa de mel.

Modo de preparo: Bata todos ingredientes no liquidificador ou Centrifuga, exceto o Mel. Após misturar bem os alimentos, para finalizar, acrescente o mel e bata até ficar tudo homogêneo.
4 Benefícios para você tomar suco verde com frequência:
Possui Vegetais: Caso você não tenha o costume de comer vegetais, o suco detox é perfeito. Ele é uma maneira mais simples de você consumir esse tipo de alimento;
Possui Fibras: Os vegetais nesse tipo de suco possuem uma boa quantidade de fibras. Ajuda bastante a melhorar o trânsito intestinal, além de tornar mais lenta a digestão de glicose e colesterol;
Desintoxica o nosso organismo: Esse tipo de suco ajuda a desintoxicar nosso organismo, pois o couve e a espinafre possuem compostos cidrilicos e esses componentes ajudam o fígado a fazer uma faxina no organismo, eliminando aquelas toxinas nocivas à saúde e à beleza.
Nutrientes: Os sucos verde são fantásticos. Possuem ácido fólico, em magnésio, ferro, vitamina C e dependendo da receita ainda podem conter vitamina K, potássio e ainda terem o efeito termogênico.

Suco Funcional de Laranja, Gengibre e Goj Berry

Receita de suco funcional de laranja gengibre e gojiberry

Ingredientes
– Suco de 1 laranja
– 3 pedaços médios de abacaxi
– 1 pedaço pequeno de gengibre picado
– 200 ml de água*
– Uma colher de sopa de goji berry
*Prefira o consumo ao natural, sem adição de açúcar refinado, ou adoçantes sintéticos.
Modo de Preparo: misture tudo no liquidificador e sirva à vontade.
Benefícios: conhecida como a fruta do bom humor, a goji berry contém importantes aminoácidos, como o triptofano e a isoleucina, que contribuem para a produção da serotonina – o neurotransmissor do humor, prazer e bem estar. Além disso, ela possui cálcio, magnésio, selênio, ferro, vitamina C e betacaroteno, que é um importante antioxidante que regula os níveis de pressão arterial e melhora a resistência dos vasos sanguíneos. o gengibre costuma estar presente nas receitas de sucos funcionais por ser um ótimo termogênico natural. Além disso, ele melhora a digestão e o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória. A laranja e o abacaxi são fontes de fibras e vitaminas.

Suco Detox: de Limão com Gengibre

suco detox limão

Ingredientes:

  • ½ limão
  • 300 ml de água
  • 1 colher (sopa) de gengibre em pedaços ou ralado
  • Gelo a gosto
  • Folhas de hortelã

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata durante aproximadamente dois minutos e pronto!
Benefícios: reduz o inchaço, acelera o metabolismo e ajuda a controlar o funcionamento do intestino.

Suco para Aumentar a Imunidade

Ingredientes

  • 1 beterraba;
  • 1 maçã
  • 2 cenouras
  • suco de meio limão
  • 1/2copo de água

Modo de preparo: Cozinhe e corte a beterraba em rodelas. Corte a maçã com casca e a cenoura em pedaços, acrescente a água e o suco do limão e bata tudo no liquidificador. Coe e sirva a seguir
Veja por que o suco ajuda a aumentar a imunidade: a beterraba é rica em vitamina A, C, cálcio e ferro, previne e ajuda a curar anemia. Também é rica em nitrato, que ajuda a baixar a pressão sanguínea, previne doenças cardiovasculares. Além de aumentar a imunidade, a beterraba é rica em biotina, uma vitamina B solúvel na água que desempenha um papel-chave nas proteínas, gorduras e hidratos de carbono metabolizantes. Rica em vitamina C, B1, B2, E e em niacina, ferro e fósforo, a maçã tem alto valor nutritivo e baixo teor calórico, sendo ótimo alimento para quem não quer ganhar peso. A maçã ajuda a circulação sanguínea e previne doenças cardíacas. É um ótimo regulador intestinal, pois possui alto índice de fibras, o que também é excelente para facilitar a digestão. O betacaroteno da cenoura somado às vitaminas A, C, B2 e B3, além do fósforo, cálcio, potássio e sódio e antioxidantes e fibras, são fundamentais para a saúde da pele e seus anexos (cabelos e unhas), regulam o açúcar no sangue, fortalecem a saúde pulmonar e do cólon, e também ajudam a aumentar a imunidade. O limão com suas inúmeras propriedades, ajuda a potencializar o suco.

E ai?
Te convenci a fazer umas misturinhas?
Em uma semana já dá para começar a sentir os efeitos benéficos desse Suplemento Alimentar Natural. ♥ ♥ ♥
E o melhor é que, tomando gosto pela coisa, depois você acaba inventando suas próprias receitas.

COMMENTS

Leave a Comment