Cacheados com muito brilho e movimento. Passo a passo para texturizar e dar forma aos cachos.

Finalizadores – Capitulo 2:  Os cachos perfeitos!

O  cabelo cacheado “mara” da Carrie de Sex and the City é o sonho de muita cacheada por ai… mas aqueles cachos brilhantes sedosos e com movimento não são resultado de lavar e deixar o cabelo secar naturalmente. Por trás da aparência natural e casual, tem todo um trabalho de finalização e texturização.

O cabelo cacheado requer cuidados específicos para lavar, secar e finalizar. Por ser mais ressecado no comprimento e pontas, o uso de shampoos e condicionadores mais suaves e hidratantes é recomendado. Na hora de desembaraçar, usar pentes com dentes mais largos para não quebrar o cabelo e secar, de preferência com uma toalha de malha, para evitar o frizz.
Mas o pulo do gato para os cachos perfeitos está na finalização adequada. Existem várias técnicas para finalizar, mas o fundamental mesmo é acertar na escolha de produtos adequados para seus fios.
Os cachos mais crespos e grossos (4a, 4b e 4c) precisam de um creme finalizador mais consistente, para reduzir o volume e modelar; já os cabelos médio cacheados (3a, 3b e 3c), mais finos, recebem bem um finalizador mais fluido,  que não pese nos fios e permita o movimento dos cachos e por fim os cabelos ondulados (2a, 2b e 2c), para ficarem cacheados, vão precisar da ajuda de um ativador de cachos, mousse e babyliss.

classification-type-cheveux1

Dessa forma você precisa, antes de mais nada, “enquadrar” seu cabelo em uma dessas categorias para depois escolher um finalizador para chamar de seu 🙂

Feito isso vamos as dicas de produtinhos top para cachos perfeitos, todos liberados é claro, sem parabenos, silicones, óleo mineral, parafinas e corantes:

  Cacheados tipo 4

Resultado de imagem para pudding lola

Curly Wurly da Lola: tratamento sem enxágue para cabelos crespos e cacheados, que define e controla o frizz, intensificando o brilho dos fios.Especialmente formulado para manter a umidade natural e definição dos cachos dos cabelos crespos e cacheados. Fórmula enriquecida com aminoácidos de arroz, óleo de Jojoba e extrato de aloe vera. Leve e não oleoso.

Tô de Cacho da Salon Line: combate o frizz e sem efeito umidificado, além de ajudar a formar os cachos. Fórmula super leve que não pesa nos fios. Com Óleo de Amêndoas, Tutano e Óleo de Moringa.

Creoula, da Lola: creme de pentear com fórmula inovadora e multifuncional, promove nutrição intensa e modelagem de cachos com leveza e suavidade na hora de pentear, hidratar ou higienizar os fios. Ativos: água de coco, extrato de aloe vera, óleo de abacate e óleo de coco. Liberado para as técnicas Low e No-Poo! ♥

Cabelos tipo 3

 
Creme Milagre da Lola: um creme multifuncional que deixa os cabelos fáceis de desembaraçar, hidratados e com brilho intenso. Perfeito por ser leve e não oleoso, Milagre! é ideal para ser usado como tratamento diário.  Contém frutas cítricas, Manteiga de Karité, Benjoim doce, baunilha e água de coco.
Creme para Pentear Hidramax  Elseve da Loreal: a base de colágeno penetra no cacho para atrair e reter a hidratação. Ideal para cabelos cacheados a crespos que ficam ressecados e perdem sua forma ao longo do dia.
 
Cabelo tipo 2
Creme para Pentear Meu Cacho Minha Vida, Lola: umidificador., ativador e memorizador de cachos.  É multifuncional e o passo mais importante para um styling de arrasar. Finalização suave e gerenciável que proporciona um super desembaraço dos fios com emoliência e definição dos cachos. Sela as cutículas e dá brilho aos fios. Ativos: manteiga de cupuaçu e extratos vegetais.
 Botica, da Bioextratus: especialmente elaborada para o cabelo cacheado, sua fórmula é rica em agentes tecnológicos e óleos nobres que agem diretamente na fibra capilar, deixando os cachos hidratados e protegidos. Resultado: Cachos definidos, duradouros, brilhantes e naturais.PH: 4,5. Baobá: Ação altamente hidratante e emoliente, rico em vitaminas A, C, D, E e F e ômega 3, 6 e 9.
Micro queratina vegetal: Restaura os danos da fibra capilar, melhora a textura e confere nutrição. Modo de uso:Aplique o produto nos fios úmidos, do meio para as pontas. Com movimentos de baixo para cima, aperte e solte o cabelo para estimular a formação de cachos. Deixe secar naturalmente ou use um difusor.

E finalmente, as técnicas para estilizar os cabelos cacheados e ondulados:

  • FITAGEM – indicada para os crespos, cabelos tipo 4;

1° passo:  depois do banho, com os fios ainda úmidos, divida o seu cabelo em mais ou menos cinco seções.

2° passo: com o creme para pentear, aplique um pouco do produto em uma das mechas (comece sempre pela parte de baixo do cabelo) e penteie os cabelos com os dedos, separando-o como se fossem fitas.

3° passo: distribua o creme para pentear por toda a extensão da mecha usando os dedos como pente. Faça movimentos firmes, como se estivessem alisando o cabelo. Ao terminar, você verá que a mecha se dividiu em três fitas.

4° passo: amasse as fitas com as mãos em direção à raiz. Nesse momento você já conseguirá ver que seus cachos estão bem mais modelados, pois cada fita vai dar origem a um cachinho.

passo: repita o procedimento em todo o cabelo e depois deixe secar naturalmente.

Após a secagem completa dos fios, unte levemente as mãos com um pouco de óleo e amasse os cachos, “quebrando” a película formada pelo creme e dando movimento ao cabelo.

  • Técnica LOC –  cabelos tipo 3:

Você vai precisar de um borrifador, bepantol ou soro fisiologico, óleo vegetal e creme para pentear.

  1. LÍQUIDONessa fase você pode usar substâncias líquidas para umidificar o cabelo. Minha dica é  água + bepantol, mas pode ser também água de coco, solução fisiológica e etc.
  2. ÓLEO: Óleos vegetais de sua preferência. Boas dicas: óleos Pinga da Lola, Ourofluido e Elixir da Aqua Flora.

http://www.fernandacaroline.com/wp-content/uploads/%C3%B3leo-pinga-lola.jpg   https://cdn.belezanaweb.com.br/image/upload/w_594,h_594,f_auto,fl_progressive,q_50/v1/imagens/5/orofluido-elixir-tratamento-leave-in-100ml-4268.jpghttp://www.acquafloracosmeticos.com.br/imagens/produtos/elixir_reparador.jpg

  1. CREME: Utilize o creme finalizador de sua preferência.

Encha o borrifador com água até a metade e misture uma tampinha de bepantol. Borrife a mistura nos cabelos lavados e úmidos e deixe agir por cerca de 5 minutos. Passe algumas gotas do óleo vegetal no comprimento do cabelo, principalmente nas pontas e nos locais mais ressecados. Deixe agir por 5 minutos e não enxague. Finalize o seu cabelo com o creme de pentear de sua preferência.
Espere secar e finalize com mais algumas gotas de óleo, amassando os cachos para estilizar.

  • Efeito Beach Waves – cabelos tipo 2 a 3a:

Cabelos levemente ondulados e com uma textura como se estivesse acabado de sair do mar: esse é o objetivo do beach hair, a tendência que tem feito a cabeça das celebrits.

Existem diversas maneiras de fazer o beach hair. A mais simples e rápida é utilizar um spray de sal ou texturizar.
Você vai precisar de: borrifador + água + sal grosso + óleo vegetal, na proporção de para cada copo de água diluir uma colher de sobremesa de sal e colher de chá de óleo de coco ou outro óleo vegetal de sua preferência.

1° passo: borrife o spray texturizador no comprimento e pontas.

2° passo: amasse os cabelos com movimentos de baixo para cima para texturizar e garantir um efeito praiano aos fios.

3° passo: divida os fios em quatro ou cinco mechas grossas e enrole-as até formar pequenos coques. Prenda-os com um elástico.

5° passo: após a secagem, desfaça os coques e desembarace os fios com os dedos.

6° passo: para finalizar, borrife um pouco de spray fixador para segurar o look até o final da festa ou evento.

 

Nuki
Seguindo essas técnicas, divas,  não tem erro.
Agora é só sacudir a peruca e ganhar muitos elogios por ai ! ♥ ♥ ♥

 

 

Leave a Comment