O Secador: inimigo ou aliado dos fios?

  Em se tratando de cabelos, uma coisa sempre foi consenso: deixar os fios secarem naturalmente é o melhor. Mas um estudo recente realizado na Universidade de Crambridge quebrou este paradigma.  Segundo Tim Moore, PhD em Microeletrônicos,  o secador não é o vilão da história. No artigo publicado pelo jornal inglês “Daily Mail” ele afirma que a  princípio é preciso entender como funciona a nossa estrutura capilar. O cabelo é feito de queratina, uma proteína encontrada em unhas, penas e garras. A camada externa é chamada de cutícula, que tem a função de proteger os fios. O meio é o córtex, uma camada que proporciona força e elasticidade do cabelo, flexível.

Quando os cabelos estão molhados, os fios absorvem toda a água, “inchando” o córtex, ou seja, o meio do cabelo, deixando-o frágil. Isso quer dizer que, quanto mais tempo ele ficar úmido, mais quebradiço ele se tornará. Por isso, usar o secador (desde que na temperatura adequada) pode desacelerar esse processo.

Veja agora o passo a passo para a secagem perfeita dos fios:

  1. Não é porque o secador não é mais o vilão que usá-lo com o cabelo encharcado é uma boa ideia. Antes de usar o aparelho, tire o excesso de água dos fios com uma toalha. Mas nada de esfregar! O atrito pode quebrar os fios e causar frizz, por isso o melhor é “apertar” os cabelos delicadamente na toalha;
  2. Prefira uma escova de cerdas largas para pentear os fios molhados. O uso de pente, principalmente em cabelos finos, pode quebrar os fios;

                             A escova Tangle Teezer Blow-Styling permite em sua tecnologia uma modelagem e finalização do look, visando a saúde dos fios. As suas cerdas possuem um formato diferenciado, as pontas são mais finas e flexíveis do que a base, proporcionando o efeito de modelagem dos salões. Além disso, a escova reduz o tempo de secagem e desembaraça os fios sem quebrar, criando uma tensão de fluxo livre, removendo o excesso de água, ou seja, menos tempo de secagem e menos tempo de exposição ao calor, dando um volume natural e movimento que duram muito mais tempo.

3. Secagem suave:

  • aplique um bom protetor térmico e separe o cabelo em mechas;

Restaurador Capilar SH-RD Protein Cream é um “leave in” hidratante que protege os cabelos, criando um filme protetor contra qualquer tipo de dano, sejam aqueles causados por tratamentos químicos ou agressões do meio-ambiente, como locais extremamente secos, exposição excessiva ao sol ou componentes químicos presentes na água de piscinas ou do mar. Com alecrim e complexo de proteínas da seda.

  • Com o secador, acoplado ao bico direcionador, a uma distância de 15 cm da cabeça, inicie a secagem com o ar frio e quando os fios já estiverem 90% secos, jogue o ar mais quente. Após a secagem completa dos fios, jogue o ar mais frio para “selar”a cutícula;

E se a ideia é assumir e valorizar os cachos, faça o mesmo procedimento usando o difusor acoplado ao secador:

4. Finalize com óleo ou spray protetor dos fios para manter a forma e proteger os fios da umidade, mesmo em dias chuvosos.

O Spray Leave-In Proteção e Revitalização da Cor Vinoterapia ajuda a deixar os seus cabelos com uma aparência ainda mais saudável e bonita, já que hidrata os fios, para que os danos como porosidade e oxidação da cor sejam minimizados. Ele ainda reforça o brilho e auxilia na manutenção da coloração, blindando os fios. Além de filtros UV, tem  proteção térmica deixando os fios envoltos em uma película invisível.

Spray Finalizador Design Brilliant Gloss de Keune possui o poder de tornar o cabelo mais brilhante, além de proporcionar uma fragrância agradável e sútil fixação.

Possui, em sua composição, Ciclopentasiloxane um impermeabilizante não gorduroso e impede que odores como cigarro se fixem nos fios, Dimeticonol e Ciclometicona que fornecem brilho e formam uma película protetora que reduz a carga estática. Conta também com Tocoferol poderoso antioxidante que combate os radicais livres. Além disso, a fórmula é livre de óleo e possui dupla proteção contra fatores externos, como raios UV. Seu uso proporciona brilho intenso e aspecto saudável!

Agora é por em prática e ter em casa todo o glamour da escova feita no salão!

 

Eu já estou aqui,  com o pelinho arrumado e cheiroso, toda toda, me achando com esse passo a passo babadeiro 🙂

Leave a Comment